A ISCTE Business School

Mensagem do Diretor da ISCTE Business School

Professor Doutor José Paulo Esperança

 

Bem-vindos à ISCTE Business School

 

A IBS é uma escola pioneira no ensino da gestão em Portugal e a primeira em que esta área surge de forma autónoma em vez de resultar da adaptação de curricula do âmbito da economia.

 

A ligação ao tecido empresarial é uma marca distintiva da nossa escola, que contou, desde a sua fundação, com professores convidados do meio empresarial, e com a sua colaboração nas revisões curriculares da IBS. Não surpreende pois que as sucessivas gerações de estudantes, em contextos mais ou menos favoráveis, tenham beneficiado de taxas de empregabilidade próximas dos 100%.

 

Mais importante ainda, é o reconhecimento, por parte das empresas, da qualidade da preparação obtida pelos estudantes formados pela IBS. Esta ligação tem também sido inspiradora do volume e qualidade da investigação produzida pelos docentes e investigadores da IBS.

 

A segunda marca distintiva da IBS diz respeito à internacionalização. Para além da lecionação de cursos, em regime de parceria com universidades da Ásia, África e América do Sul, a IBS foi também pioneira, no quadro da universidade portuguesa, ao criar um gabinete de apoio à receção de alunos Erasmus.

 

Este modelo, que funciona em regime de parceria com universidades dos mais diversos países, teve tanto sucesso na atração de estudantes estrangeiros que ainda não foi possível atingir a reciprocidade plena apesar do número crescente de estudantes da IBS que beneficiam de uma experiência de formação no exterior do país.

  

A capacidade de realizar uma atividade internacional é também evidenciada pelo número de antigos estudantes com atividade profissional no exterior, muitos em posições de liderança em empresas multinacionais.

 

A terceira marca de distinção da IBS diz respeito à inovação e ao empreendedorismo. A inovação pedagógica resultou na atualização programática bem como na introdução de novos métodos pedagógicos, incluindo o desenvolvimento de casos de estudo, de software de apoio à gestão e de instrumentos de ensino à distância. Não é uma coincidência que muitos dos textos de referência, nos mais variados campos da gestão, tenham sido desenvolvidos por docentes da IBS.

 

Por último, é importante sublinhar que os docentes e os serviços da IBS têm uma preocupação especial com o bem-estar dos seus estudantes e uma relação de proximidade que é decisiva para o seu sucesso escolar. O rigor intelectual na sala de aula, a promoção do trabalho em equipa e a exposição a casos reais permitem à IBS criar valor para os nossos estudantes e garantem a sua contribuição para o desenvolvimento da comunidade nacional e global.